Comparando os textos
O trecho a seguir foi retirado do romance A Moreninha escrito por Joaquim Manuel Macedo e publicado em 1844, no Rio de Janeiro. O trecho retrata o momento em que o jovem Augusto declara seu amor a Carolina, uma menina de Quatorze anos, conhecida como Moreninha, num passeio à beira-mar.
(...)
Como de costume, a tarde teve de ser empregada em passeios à borda do mar e pelo jardim. O maior inimigo do amor é a civilidade. Augusto o sentiu, tendo de oferecer o braço à Srª D. Ana: mas esta lhe fez cair a sopa no mel, rogando-lhe que o reservasse para sua neta.
(...)
Em uma das ruas do jardim duas rolinhas mariscavam: mas, ao sentirem passos, voaram e pousando não muito longe, em um arbusto, começaram a beijar-se com ternura: e esta cena se passava aos olhos de Augusto e Carolina!...
Igual pensamento, talvez, brilhou em ambas aquelas almas, porque os olhares da menina e do moço se encontraram ao mesmo tempo e os olhos da virgem modestamente se abaixaram e em suas faces se acendeu um fogo, que era pejo. E o mancebo, apontando para ambos, disse:
- Eles se amam!
E a menina murmurou apenas:
- São felizes.
-Pois acredita que em amor possa haver felicidade?
-Às vezes.
-Acaso, já tem a senhora amado!...
-Eu?!...e o senhor?
- Comecei a amar há poucos dias.
A virgem guardou silêncio e o mancebo, depois de alguns instantes, perguntou tremendo:
- E a senhora já ama também?
Novo silêncio; ela pareceu não ouvir, mais suspirou. Ele falou menos baixo:
- Já ama também?...
Ela abaixou ainda mais os olhos e com voz quase estinta disse:
- Não...Não sei...talvez...
- E a quem?...
-Eu não perguntei a quem o senhor amava.
-Quer que lho diga?...
-Eu não pergunto.
-Posso eu fazê-lo?
-Não lho impeço.
-É a senhora.
D. Carolina fez-se cor-de-rosa e só depois de alguns instantes pôde perguntar, forcejando um sorriso:
-Por quantos dias?
-Oh! Para sempre!... - respondeu Augusto, apertando-lhe vivamente o braço.
(...)
Joaquim Manuel de Macedo. A Moreninha,
págs. 140 e 141. São Paulo, FTD,1991
Vocabulário:
Civilidade: conjunto de atitudes consideradas adequadas; polidez, educação.
Rolinha: ave da família dos pombos.
Mariscavam: ciscavam
Pejo: Pudor vergonha
Mancebo: moço: jovem
Forcejando: empenhando-se: fazendo esforço.
TRABALHOS DE PESQUISA REALIZADOS EM GRUPO PELOS ALUNOS DO "7ºD "VESPERTINO.
GRUPO 1 -
PESQUISA COM OS ADOLESCENTES DE ONTEM
1- RELACIONAMENTOS
A)Como era o namoro na época da adolescência?
R. Era muito rígido, quase tudo era proibido.
B) O que era proibido?
R. Intimidades de modo geral,tais como: abraços, beijos...
C) O que era permitido?
R. Conversar de longe, namoro só no sofá da sala de casa e encontros no máximo três vezes na semana.
D) Como era a relação entre pais e filhos?
R. Melhor que hoje, pois havia mais comunicação.
E) Quais as vantagens dos costumes da época quanto aos relacionamentos?
R. Era mais rígidos por isso mais duradouro pois havia mais amor e as pessoas se doavam mais e tinham respeito umas pelas outras.
F)O que havia de bom naquele tempo que não tem hoje?
R.Compromisso, sinceridade e respeito.
PESQUISA COM OS ADOLECENSTE DE HOJE.
1- RELACIONAMENTOS
A) O que é proibido e o que é permitido com relação com sexo oposto? Qual é a preferência? Namorar firme ou ficar?
R.Nada é proibido.
É permitido se dar carinho.
Namorar firme.
"""( NEM TUDO ESTÁ PERDIDO CARO LEITOR. O GRUPO RESPONDEU NAMORAR FIRME!!!!)""""
B)O que gostaria de mudar nos relacionamentos de hoje?
R.Os jovens de hoje deveriam serem mais responsáveis e terem mais procedência.
C) O que ainda precisa melhorar?
R. É preciso ter mais amor ao próximo, carinho, respeito e limites.
Alunos: Thaina Cristina Silva, Lays Araujo Silva, Beatriz Medeiro Lanbert, Adriano Garcia Soares,Augusto César Dias Costa
GRUPO 2 -
PESQUISA COM ADOLESCENTE DE ONTEM.
1-COTIDIANO
A) Qual era o cotidiano dos jovens na época? Quais eram seus hábitos de lazer e consumo?
R.Ser adolescente naquela época era muito bom,tudo era simples praticamente não havia perigo nas ruas,os bailes eram chamados de brincadeiras e aconteciam nas casas dos amigos, havia muito respeito e simplicidade os lazeres eram: brincar no quintal andar a cavalo, brincar no córrego etc.Os alimentos consumidos como frutas, verduras eram colhidos na hora. Doces e biscoitos caseiros.
B)Como os jovens trocavam mensagens entre si ou se comunicavam?
R.Não havia tantas opções tecnológicas como agora,as cartas eram entregues em cavalos ou carruagem e levavam muito tempo para chegar ao seu destino e a comunicação também era feita através de jornais. As comunicações escritas obedeciam severamente as regras de linguagem.
C ) O que havia de bom naquele tempo que não há mais? O que não era bom hoje e melhor?
R.Não ha mais o respeito uns com os outros.
O que é melhor hoje é a liberdade.
PESQUISA COM OS ADOLECENSTE DE HOJE.
1-COTIDIANO
A - Como é o cotidiano? Quais são os hábitos de lazer e de consumo?
Resp.O cotidiano do jovem de hoje é ser rebelde e não obedecer.Seus hábitos de lazer é assistir o canal MTV,canais de música no computador,se comunicar por meios de sites de relacionamento como:Orkut,Twitter,face book,MSN entre outros.Os consumos são marcados por muito refrigerante sanduíches e tudo que seja desnecessários de modo geral.
B ) Qual é a forma de comunicação mais comum entre os jovens?
R.Por meios de Celulares, sites de relacionamento como:Orkut,Twitter,face book,MSN entre outros.
C-Que atitudes, obrigações, costumes gostaria que fossem diferentes em relação ao cotidiano.
R.As pessoas poderiam respeitar umas as outras como antigamente e também se respeitarem, respeitando também o próximo.
Alunos:Ludimila Souza Oliveira,Higor Henrrique Alves,Lucas Borges Serafim Vinhal,ylla Venancio Silva Barros,Micaelly Borges da Silva,Laurem Cristine Souza Vaz.
GRUPO 3 -
PESQUISA COM OS ADOLESCENTES DE ONTEM
.
1 - ÍDOLOS DE ONTEM
A- Quais eram os ídolos de sua geração?Qual era o seu ídolo em particular por quê?Que atividades esses ídolos desenvolviam?
R. Aírton Senna,Legião urbana,Cazuza,Mauricio(vôlei),Xuxa entre outros.Legião urbana,porque eles tinham musica que retratavam sua geração.
B) Como as pessoas mais velhas daquela época reagiam a esses ídolos.Por quê?
R.Alguns entendiam,outros nem tanto.por que eram diferentes e irreverentes.
ÍDOLOS DE HOJE:
a-Há ídolo da nova geração de que você goste por quê?
Sim, Restart. Por que eles são diferentes e legais.
B ) O que mudou nesse tipo de atividade(artística etc.)Em relação à época de sua adolescência?
r. O estilo sertanejo que era para pessoas do interior,hoje são voltados para jovens e universitários.
C)-O que havia de bom naquela época que hoje não ha mais? O que não era bom que hoje é melhor?
R. O grupo de amigos que saiam para se divertir dançar e conversar sem risco de drogas e preocupação com violência.
O que hoje e melhor são as opções de diversão.
PESQUISA COM OS ADOLECENSTE DE HOJE.
ÍDOLOS
A)Quais eram os ídolos dos adolescentes? Que atividades desenvolvem que qualidades consideram de mais interessantes nesses ídolos?
R. Luan Santana,Jorge e Mateus, Justin Biber,na música e Neymar no futebol.embora jovens conseguiram vencer na vida com os seus talentos.
B) As pessoas mais velhas costumam gostar deles?
R. A maioria sim.
C) Que atitude os jovens de hoje deveriam mudar em relação a seus ídolos?
R.Menos loucura menos assédio, mais carinho e compreensão.
Alunos:Arthur Antonio da Silva,Benedito G. de Souza Junior,Murilo Alves Santos,Filipe Pereira de Araújo.
GRUPO 4 -
PESQUISA COM OS ADOLESCENTES DE ONTEM
EDUCAÇÃO:REGRAS E LIMITES.
A) Que regras e limites eram colocados pelos pais? O que era permitido,O que era proibido?
R. Só podiam namorar dentro de casa quando duas pessoas tinham um filho eram obrigados a se casarem e o casamento era para toda vida.
Era permitido o carinho entre os sexos opostos,sem intimidade, duas pessoas nunca poderiam andar e ficar sozinhos.
B) Como era a escola em relação aos limites? Como era a relação com professores?
R.A relação da escola era de respeito e ordem.
Se o professor mandassem era obrigado a obedecer.
PESQUISA COM OS ADOLECENSTE DE HOJE.
EDUCAÇÃO: REGRAS E LIMITES.
A) Como os jovens lidam com os limites? O que é permitido? E o que é proibido?
R.Usar roupas curtas, sair sozinho de casa etc.proibido criança trabalhar.
B) O que é ser educado para o jovem de hoje?
R. Comportar-se na sala de aula não interromper o professor quando está falando.
""""(GOSTEI MUITO DA RESPOSTA. CONCORDA COMIGO CARO LEITOR)"""
O QUE PODERIA MELHORAR NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS DE HOJE?
A) Que atitudes os jovens de hoje deveriam adotar com relação a educação?
R.Deveriam adotar mais respeito com pais,professores,os mais velhos e também os colegas.
b-Que,atitudes,obrigações,costumes gostariam que fosse diferente em relação a educação?
R.Os pais poderiam ter atitude de acompanhar os estudos dos filhos.
Mais respeito ao próximo.Rever com mais atenção avaliações finais.
Alunos:Alberto T. da Cunha Vilela,Amanda Maria de Lima,Ana Carolina Alves Silva,Isabela Rocha Nascente,Isabella Junqueira Braga,Roniel Santana de Oliveira,Yuri Carnot de Mello.
GRUPO 5 -
PESQUISA COM OS ADOLESCENTES DE ONTEM
FORMAÇÃO CULTURAL.
A)Que programas de TV ou filmes fazia sucesso entre os adolescentes da época?
Profissionais com Chacrinha( Abelardo Barbosa), Flavio Cavalcante, Hebe Camargo e Silvio Santos surgiram cada um com seu estilo próprio e todos com grande audiência.
B) Que tipo de literatura os jovens gostavam de ler?Quem era os personagens de ficção preferido dos jovens?
R.A turma do Perere: os personagens eram um pequeno índio e vários animais, tais como: a onça,jabuti,tatu,coelho e a coruja.
C) Os jovens liam mais? Explique.
R.Sim,porque quase não havia tecnologia e espaço de lazer, então o único jeito era ler.
PESQUISA COM OS ADOLECENSTE DE HOJE.
FORMAÇÃO CULTURAL.
A) Que programas de TV ou filme Fazem sucesso entre os jovens de hoje?
R. Filmes de ação,O terno de um bilhão de dólares,2012,também os filmes românticos:Um amor para recordar,Titanic , Crepúsculo etc.
B )Que tipo de literatura (ou livros) os adolescentes atuais gostam de ler? Quem são os personagens de ficção que fazem a cabeça do jovem atual?
Resp.Os adolescentes de hoje gostam de livros de ação Ex: Harry Potter,os personagens de ficção que fazem a cabeça dos jovens atuais são Bella,Edwart,Jacob.
C )Qual a influência da internet na formação cultural do jovem?
R. É uma fonte muito rápida e com uma gama muito grande de informação,banalizando assim muitos fatos importantes
O QUE PODERIA MELHORAR NA FORMAÇÃO CULTURAL DOS JOVENS DE HOJE?
A)Que atividades culturais deveriam fazer parte da vida dos jovens de hoje?
R.A leitura e mais estudo.
Alunos: Beatriz Hanrara R. Barbosa, Lorraynne de Avila Borges,Ronaldo Divino da Silva Junior,Matheus Kubstcheke de Oliveira,Izaac Junqueira Braga, Guilherme Marthis de Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário